Mudanças que fiz na minha vida: saí das redes sociais

Primeira grande mudança que fiz em minha vida: eu saí das Redes Sociais. Já se passaram 3 anos completos que o Instagram, o Twitter e o Facebook não fazem parte da minha vida. E gente, tenho que dizer, foi uma das melhores coisas que fiz.

Eu entrei no Facebook em 2011 e no Instagram 5 anos depois. Anteriormente, claro, eu tinha o Orkut. E dessas três a minha melhor experiência com certeza foi o Orkut kkkk.

As Redes Sociais sempre me incomodaram. Nunca me senti a vontade naquele ambiente, e mesmo me divertindo sim as vezes, me distraindo sim muitas vezes, conhecendo gente, mantendo contato com os amigos da Faculdade ou de outros estados pelas redes, mesmo aprendendo muita coisa legal por elas. Elas sempre me incomodaram. E infelizmente foram além de me incomodar, elas me prejudicaram pessoalmente mais de uma vez. Tem coisas que eu poderia ter evitado, não ter vivido, se não tivesse um perfil nas ditas Redes Sociais.

Lembro-me de entrar num ciclo vicioso. Eu sabia que as redes não estavam me fazendo bem, mas todo mundo estava nas redes sociais, então eu ignorava os meus próprios alertas. Depois, comecei a desativar os meus perfis. Desativava sabendo que ia voltar. Ia e voltava ia e voltava. Depois, já utilizando um smartphone com os apps todos instalados, deixava ativa as minhas redes, porém desinstalava os apps de tempo em tempo, mentindo para mim mesma que eu estava no controle.

Algo que eu quero destacar aqui, é que de todas as redes sociais a pior na minha opinião e na minha experiência pessoal é o Twitter. Foi a que eu usei por menos tempo, mas também né, tudo tem limite.

Mas bem, foi em 2021, após algumas leituras e um documentário (O Dilema das Redes da Netflix – recomendo), e após algumas conversas com familiares e amigos também. E após eu ser sincera comigo mesma e com Deus, que eu tomei a decisão de exclui permanentemente os meus perfis.

E o que mudou?

E o que mudou? Muita coisa, minha vida virou outra. Como já disse aqui uma vez, nossa geração subestima a influência das redes, e falo da influência negativa delas. Concordo que existem pontos positivos, lá tem coisa boa, porém na minha opinião na balança o lado negativo pesa mais.

Mas bem, eu poderia citar uma lista de benefícios e coisas que mudaram para melhor depois que tomei coragem de finalmente sair das redes sociais. Talvez até escreva outro post sobre isso, mas nesse vou citar apenas três:

Ganhei mais tempo

Na realidade ninguém consegue ganhar mais tempo. Tempo é um recurso limitado, sempre acabando e nunca o contrário. Todavia, sair das redes sociais me deram essa sensação.

Eu eliminei meu maior foco de distração. E é até engraçado lembrar, porque nos primeiros dias eu ainda ficava pegando o celular como se o Instagram, o Twitter, ainda tivessem lá – para ver como se tratava de um vício de fato. Mas isso foi no início, depois meu cérebro chegou no lugar. E devagar comecei a ter mais concentração, a fazer mais coisas, a desfrutar melhor os momentos sem ter aquelas pausas e interrupções a todo momento.

Ganhei mais tempo presente

Outra coisa que mudou na minha vida depois que saí das redes sociais é que estou mais presente. Quando eu tinha Instagram, muitas vezes eu ficava numa luta entre desfrutar o momento e tirar fotos para registrar o momento. Falando assim até parece que eu era de expor muito a minha vida, mas não. Era daquelas pessoas que tirava 50 fotos e postava uma. Mas esse impulso de querer tirar foto, de fazer um story etc, sumiu. Quando, por exemplo, eu vou passear agora ou fazer qualquer outra coisa eu realmente estou ali tentando aproveitar ao máximo, sem nem sequer esse pensamento ou de ficar checando alguma notificação.

Ganhei mais tranquilidade

Eu até queria nomear esse tópico de Venci a Ansiedade. Sair das redes sociais me deixou menos ansiosa. Gente, mas a diferença foi muito grande. Quando saí, a ansiedade não era um dos motivos que eu tinha em mente. Eu nem percebia o quanto as redes sociais me deixavam ansiosa, sempre alerta. Mas conforme foram passando os meses de zero redes sociais, eu percebi que fui ficando mais tranquila. Foi um ganho que eu não estava esperando, um plus. E esse inclusive é um dos maiores motivos do porquê eu não me vejo mais nas redes.

Lembrando que essa foi a minha experiência pessoal e eu resumi ao máximo, houveram outros pontos e coisas relacionadas que me levaram até essa mudança para mim radical. Mas eu gostaria agora muito de saber um pouco da sua experiência. O que você acha das redes sociais? E se você também já chegou a desativar ou excluir seu perfil de alguma rede me conta.

Obrigada pela leitura! Espero você no próximo post.

*Imagem Pinterest


Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

4 comentários sobre “Mudanças que fiz na minha vida: saí das redes sociais

  1. No último ano eu diminuí consideravelmente meu uso de rede social e estou com a mesma sensação que você. Estou com a sensação de ter eliminado toxinas na mente, desde o vício (e sim vício) de saber da vida de todo mundo, e divulgar tudo o que faço, falar da minha opinião sobre tudo.

    E agora acessando 1% do que antes eu acessava percebo que vale a pena sair das redes sociais e simplesmente viver. Não tenho nada a esconder, mas decidi que não quero mostrar nada para ninguém.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Ricardo! Você tocou num ponto importante que não coloquei no texto, o hábito de acompanhar a vida das pessoas, é um hábito muito ruim. E realmente, a privacidade é muito importante. Com o tempo, se não tomarmos cuidado, vamos nos perdendo de nós mesmos nas redes.

      Obrigada pelo comentário!

      Curtir

  2. Querida Kelly, agradeço pelo seu artigo, bem sincero e desafiador. Digo desafiador porque não é uma atitude fácil deixar as redes sociais. Eu mesmo tenho contatos em lugares diferentes do mundo. Mas, pela sua experiência, creio que vale a pena. Nosso tempo é muito precioso! Nós acabamos nos conformando com esse mundo, por várias razões, não é mesmo? Quero ler novamente o seu Post e com a ajuda de Deus deixar as redes sociais ou pelo menos me desconectar… Um grande abraço, Mari Kern

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Mari! Fico muito feliz em saber que esse meu relato se tornou uma semente no seu coração. Algo que não mencionei no texto, mas que eu partilho com você agora, é que eu passei muito meses orando sobre isso… Deus foi trazendo clareza da vontade Dele para minha vida. Ele trabalhou em mim tanto no querer como no efetuar (Filipenses 2:13). Lembro-me que a decisão final foi numa noite, já entrando na madrugada, que após orar Deus me deu duas palavras e então eu exclui ali permanentemente os meus dois perfis no Instagram (pessoal e do blog) e nos próximos dias as outras redes. Uma das palavras foi essa que deixo para sua meditação:

      Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas. Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado; e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?” (Hebreus 12:1-7)

      Que Deus esteja sempre com você. Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário