Orgulho e Preconceito é um clássico da literatura inglesa, escrito em 1797 e publicado a primeira vez em 1813. O livro retrata a história da família Bennet residentes na cidade fictícia de Meryton, Inglaterra. A família é composta pelo Sr. Bennet um homem despreocupado e muito bem-humorado; a sua esposa a Sra. Bennet, uma mulher neurótica, egoísta, de difícil trato; e as suas 5 filhas: Jane a filha mais velha, bela e bondosa; Elizabeth inteligente e ousada; Mary estudiosa e por isso também vaidosa; Kitty sem personalidade própria, fútil e muito influenciável; e Lydia a caçula, extremamente fútil e mimada.
O foco do enredo é sobre as duas irmãs mais velhas Jane e Elizabeth (a protagonista) que estão na idade de se casar – e que tem uma mãe disposta a fazer de tudo para que elas consigam -, porém como a família Bennet não é da alta sociedade essas moças apesar de bonitas e inteligentes não tem um bom dote, e por isso não tem muitas chances de conseguirem um bom casamento. Entretanto as duas irmãs ao decorrer da história conquistam pretendentes inusitados e terão que lidar com uma série de acontecimentos na busca do final feliz.
A obra revela de uma maneira impressionante como uma pessoa pode se enganar com “as primeiras impressões” ao conhecer uma outra pessoa, é o famoso “nem tudo o que parece é” ou “nem tudo o que reluz é ouro”.
Um dos melhores trechos do livro pra mim, foi uma observação de Mary no capítulo 5, sobre a diferença entre orgulho e vaidade:
“A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O Orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, a Vaidade com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós.”
Ao ler esse livro tive a sensação de realmente observar a sociedade inglesa dessa época; enxergando os pontos positivos e negativos, e de certa forma comparar algumas coisas com o comportamento das pessoas da sociedade de que faço parte – há alguns assuntos que são mesmo universais.
Eu gostei demais do livro, dei 5 estrelas no skoob, vou com certeza reler durante a vida, e por isso já é um dos meus favoritos. É o primeiro livro da Jane Austen que leio, e já desejo muito ler toda a sua obra, fui cativada pela sua escrita. Recomendo muito essa leitura, ela é surpreendente! Esse livro pode ser encontrado em qualquer livraria, nas bibliotecas públicas ou mesmo o ebook na internet, e existem também várias adaptações desse romance para o cinema. Fica a dica 🙂
Livro: ORGULHO E PRECONCEITO
Autora: Jane Austen (1775-1817)
Publicado originalmente em: 1813
Editora: Martin Claret, 2013
Páginas: 304
Amazon, Estante Virtual
Nota: ★★★★★❤
Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.