Pensa num autor corajoso!
Fazia muito tempo que esse livro estava no meu radar, “Deus, O Estilista” ou “Christian Modesty and the Public Undressing of America”, publicado nos Estados Unidos em 2003 e no Brasil pela Editora Fiel em 2006.
O assunto é a modéstia ou a ausência dela na vida dos cristãos do século 21. Em poucas páginas o autor se precavendo ao máximo para não ser chamado de legalista – mas tenho certeza que muitos leitores assim o entenderam – se propõe a afirmar que existe um padrão bíblico de modéstia, mais especificamente que a bíblia têm sim algo a nos ensinar sobre a maneira de nós, os cristãos, nos vestirmos. Segundo o autor, não que a modéstia seja primariamente uma questão de vestimenta, antes é uma questão de coração, MAS se o coração está correto diante de Deus, ele se governará em pureza, acompanhada de humildade, e se expressará em modéstia. Sobre isso Calvino escreveu: “Temos sempre de começar com as disposições, pois, onde a devassidão reina no íntimo, não haverá castidade; e, onde a cobiça reina no íntimo, não haverá modéstia nas vestes exteriores.”
Para falar no português correto e direto: modéstia é um assunto mais que controverso e principalmente em nossos dias, quando – puxando para o lado feminino da questão – o grito das feministas é: “Meu corpo, minhas regras”; e pasmem, o grito das evangélicas modernas é: “Esta é a minha liberdade cristã, eu faço o que eu quiser”. Contudo, a declaração das escrituras é: “Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo.” (1 Coríntios 6:19,20 – NVT), para citar só uma das passagens bíblicas que não devem sair da nossa mente nesse tempo de trevas que estamos vivendo.
É um ebook curto, dá para ler em um dia, porém nem por isso deixa de ter certa profundidade. Jeff Pollard inicia o assunto em Gênesis, quando Adão e Eva pecaram contra Deus e se tornaram “nus” em seu pecado. Eles fizeram “cintas” com as próprias mãos para si, mas Deus matou animais e fez vestes de peles para os “cobrir” graciosamente. Deus substituiu as “cintas” por “túnicas de peles”, um tipo de misericórdia e graça de Deus que se cumpriu totalmente e plenamente somente no sacrifício expiatório de nosso Senhor Jesus Cristo. Enquanto Adão cobriu determinadas partes, o Senhor Deus cobriu o corpo de Adão. Um acontecimento literal para nos ensinar uma verdade espiritual: embora Adão tenha coberto os seus quadris, Deus cobriu o seu corpo.
Logo após essa fundamentação bíblica que vai muito além é claro do exposto aqui, o autor explora a história da moda, a trajetória da criação das roupas de banho e como elas influenciaram e mudaram a mentalidade da sociedade quanto a nudez pública. Para Pollard, Deus cobriu o corpo do homem e da mulher na queda e desde então, Satanás e seus demônios têm se esforçado para despi-lo – infelizmente com sucesso. Algo importante que ele deixa enfatizado em seu texto é que de forma pensada, arquitetada, os estilistas usaram a moda para despir a sociedade e a tendência é piorar – se é que tem jeito.
Dura é essa mensagem! Infelizmente como já mencionado aqui, para muitos cristãos hoje a nudez, a ostentação etc etc; se tornou um símbolo de liberdade cristã. Porém encaremos o fato, se a maneira que nos apresentamos publicamente diz “Sexo! Orgulho! Dinheiro!” têm alguma coisa errada. A maneira como nos vestimos, nos apresentamos publicamente precisa estar em harmonia com aquilo que professamos, a fé num Deus Santo. Dura, dura é essa mensagem.
Terminando, é claro que com o nosso coração corrompido é muito fácil buscando a modéstia cair em legalismo, orgulho etc. Todavia, concordo com que o autor disse: “Embora seja verdadeiro que alguém pode vestir-se com modéstia impulsionado por um motivo orgulhoso e pecaminoso, não é possível que alguém se vista com sensualidade e ostentação impulsionado por um motivo correto. Por conseguinte, a pureza e a humildade de um coração regenerado internamente têm de se expressar, em última instância, por meio de roupas modestas no exterior.” É ISSO!
Recomendo fortemente!
Onde encontrar? Esse ebook foi disponibilizado gratuitamente pelo Ministério Fiel há um tempo atrás, procurem no google que é fácil de encontrar. Na Amazon, está disponível a versão em inglês e espanhol, ambas baratinhas, clique aqui 😉
DEUS, O ESTILISTA
Autor: Jeff Pollard
Editora: Fiel, 2006
Páginas: 78
★★★★☆
Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Oiiii, tudo bem? sei que é um post antigo kkk, mas vai que recebo uma resposta!!
Gostaria de saber se é possível comprar este livro em alguma livraria física…?
Olá Vitória! Respondo sim 🙂
Então, ao ler o seu comentário dei uma pesquisa e verifiquei que esse livro está super esgotado. Até a edição em ebook está indisponível para compra. E é uma pena, pois é um livro muito bom. Sendo assim, infelizmente não consigo te indicar uma loja física. Porém, se não tiver problema em comprar um exemplar usado, recomendo que pesquise no site Estante Virtual, é muito possível que consiga um edição por lá.
AAHHH, muito obrigada !!
Vou ler com toda a certeza <3
Li o livro e amei!
Que bom que leu e gostou. Fico feliz em saber!