Reconhecemos, porém, os perigos das redes sociais. Os perigos mais destacados são: exposição excessiva; uso criminoso de informações pessoais ou golpes; cyberbullying (bullying virtual), que se caracteriza pela intimidação e/ ou assédio por meio da internet em diversos sentidos; doenças físicas, mentais, emocionais e relacionais decorrentes do uso excessivo; notícias falsas; e conteúdo inapropriado principalmente para crianças e adolescentes. É preocupante o impacto relacional sobre os usuários, pois as redes sociais afastam os que deveriam estar perto e trazem para perto aqueles que deveriam ficar longe.
– Arival Dias Casimiro
Terminei de ler agora a pouco “A Fé na Era Digital”, um ebook sobre o uso das redes sociais numa perspectiva cristã. Desde que li A Guerra dos Espetáculos de Tony Reinke, coloquei esse outro na minha lista de leitura. Gosto de revisitar esse assunto das mídias sociais e como esse fenômeno da era digital como um todo tem reescrito nossa realidade em vários aspectos.
A Fé na Era Digital, para o que se propõe é um ebook Ok; ou seja, é um texto que introduz bem o assunto ou dilema das redes sociais e os cristãos, e, tem insights legais.
O ponto central do autor Marcos Melo nesse texto é que as redes sociais moldam a nossa visão da realidade e o comportamento da comunidade em que estamos inseridos e como isso é problemático.
Gostei, mas…
Gostei de uma afirmação que o autor faz sobre aceitarmos que nascemos nesse tempo digital, ele diz: “Muitos de nós gostariam de ter nascido nos tempos bíblicos, outros na Idade Média ou Moderna. Alguns, ao contrário disso, não se imaginam em uma época sem internet e um bom e rápido wi-fi. Mas a verdade é que a vontade do Senhor não é que sejamos indiferentes à cultura e à tecnologia, mas que sejamos bons representantes do reino eterno neste mundo passageiro, independentemente da época em que vivamos.” … Me identifiquei porque já pensei assim, tenho mania de pensar no passado com nostalgia.
O autor também é feliz quando diz o quanto os influenciadores estão estragando a mente da juventude: “Infelizmente, os grandes influenciadores de nossa geração têm feito um estrago na mente da juventude, que o tempo todo se compara com eles e almeja de alguma maneira possuir a mesma influência, riqueza e autoridade.”
E além desses, como eu disse, há vários insights relevantes para o assunto: como as redes sociais estão afetando nossa saúde mental (seríssimo!), as redes sociais e o tempo desperdiçado, como as redes sociais podem atrapalhar nosso relacionamento com Deus e com as pessoas… Vale a leitura.
Falta coragem para esses autores
Gostei da leitura, me fez pensar e repensar. Porém, como ou mais do que Tony Reinke, Marcos Melo (que não tenho ideia de quem seja) foi covarde também ao expor o problema em seus vários desdobramentos (as redes sociais são viciantes, manipuladoras de mente e comportamento, estão acabando com as crianças e adolescentes, causam depressão, ansiedade, doenças mentais em geral, estão distanciando as pessoas, fora o roubo de informações pessoais e de tempo precioso de vida etc etc), ele expõe o problemão ainda que brevemente para dizer que a solução não é abandonar as redes… Como assim gente? Não consigo entender isso, se uma coisa faz tanto mal, como a solução não é essa?
Para Marcos Melo se você está fazendo um mal uso, se as redes sociais estão te prejudicando de alguma forma, você então deve dar um tempo delas: “Devemos dar um tempo das redes sociais” “Devemos nos afastar de vez enquanto” É muito covarde esse tipo de postura, pois eles expõe o problema: estamos sendo manipulados, moldados, prejudicados, roubados… tanto mal que as redes produzem, mas nós (cristãos ou não) não devemos sair das redes. Sinceramente, não consigo entender..
Outra coisa, até agora não vi nenhum autor comentar o mal exemplo, a falta de testemunho, os escândalos e o desserviço em geral que muitos cristãos fazem todos os dias nas redes. Boa! Fico no aguardo de algum autor corajoso para abordar o assunto como ele é.
Em suma, falta coragem para esses autores de afirmarem o que ninguém quer falar, que precisamos sair das redes e rever todo o nosso uso dessa era digital. Não só os cristãos, mas todos precisam sair das redes sociais urgente… Minha opinião pode parecer louca, mas dê uma olhada ao redor, veja o que o mundo está se tornando… As mídias sociais como um todo são viciantes, tóxicas, fazem muito mais mal do que bem, será que vale mesmo a pena “sair um pouquinho” e voltar para ficar mais viciado ainda?
Livro: A Fé na Era Digital, 2023
Autor: Marcos Melo
Editora: Série Relevância (Heziom)
Páginas: 47
Amazon
★★★

Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.