Meu 2021 até aqui tem sido de muitas leituras não ficcionais. Estudo, demanda de trabalho (lê-se o novo livro que estou escrevendo). Meu interesse de forma geral está focado atualmente na não ficção, na realidade.
Mas verdade é que o excesso de realidade cansa e, por isso não hesitei em participar do projeto literário proposto pelo Rudi referente a esse autor de romances policiais.
Romance policial é um gênero literário que eu gosto muito, mas leio pouco. Conhecia o autor? Não conhecia. Mas confio nas indicações do Rudi – que até aqui não me decepcionaram (só com um conto do Murakami, assunto para outro momento).
Sobre o livro, vamos lá. Quebra de Confiança foi publicado pela primeira vez em 1995 e é o primeiro do Harlan Coben sobre esse tal detetive/investigador: Myron Bolitar.
Sobre o enredo, não acho muito sentido saber caso você não tiver lido o livro, eu nem leio sinopses de livros policiais, para mim perde totalmente a graça… então, só vou dar minha opinião geral:
A narrativa. Gostei da escrita, fluída e que segura o mistério até quase a última página. O humor sarcástico do autor também é bem marcante. Em resumo: divertida, aqui e lá faz pensar, e duas ou três vezes marquei um trechinho de efeito como esse:
– Devemos tentar iluminar até mesmo os que preferem permanecer na escuridão.
Os personagens principais, não gostei tanto. O legal do Myron é o narrador e não ele propriamente; e a mocinha não me convenceu (não consegui nem mesmo imaginá-la como a tal escritora). Porém, Win, é um personagem que me chamou atenção, que fiquei realmente com vontade de saber mais.
Sobre a temática central, a tal “quebra de confiança”, gostei muito como foi trabalhada em várias camadas. É bem o que compartilhei no instagram mais cedo: Quando A confia piamente em B (lê-se aqui, um pai, uma mãe, líder, marido, esposa, chefe etc) e B traí essa confiança, quebra essa confiança, os efeitos sobre A podem ser desastrosos. Todo e qualquer relacionamento tem seu nível de responsabilidade, é algo que a nossa geração tenta, mas é impossível de ignorar ou se esquivar.
E é isso. Seguirei participando do projeto, o que provavelmente me fará voltar aqui para falar mais das obras do autor. Até breve (ou não)!
Livro: Quebra de Confiança (1995)
Autor: Harlan Coben (1962 - )
Série Myron Bolitar: 1
Edição lida: Arqueiro, 2011
Amazon
Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Oi Kelly, fico feliz que você gostou da experiência, eu li o primeiro que o autor escreveu, não sei se já viu meus comentários… mas não morri de amores hehe. O Win é um personagem interessante por ser uma pessoa com os dois pés bem firmados, um de cada lado da linha da moralidade, ansioso para chegar no livro dele…
Sobre a Jéssica, eu gosto dela… por parte da série…. e o Myron adquire certa profundidade com o passar dos livros, mas já te aviso que você vai ler sobre a lesão no joelho em TODOS os livros que ele aparece hehe.
Grande abraço
Gostei Rudi. Já passei lá no seu vídeo.
Que bom saber que tem um livro para o Win, tenho algumas suspeitas… vamos ver.
Eu ultimamente tenho lido mais romances policiais e de suspense não só porque tenho muitos comprados para minha mãe, mas também por o ambiente opressivo do confinamento pedir- me obras de fuga à realidade.
Não conhecia o autor, no suspense tenho lido Joël Dickers, Agatha Christie e Patricia Highsmith que são diferentes na forma.
Anotei o nome dele.
Sim é um bom gênero para ler nessa pandemia. Ajuda distrair um pouco.
Por conta do seu blog, adquiri dois ebooks desse autor Joël Dickers. Falta só ler.