Certamente os problemas espirituais que vemos hoje têm mais a ver com aquilo que não consideramos espiritual do que o contrário. Explico: tempo no celular, alimentação ruim, falta de sono, barulho e todo excesso de estímulos. O resultado disso tudo, na verdade, são diversos problemas na vida das pessoas – físicos, psicológicos, cognitivos, sociais, espirituais etc. Meu foco aqui hoje são os problemas espirituais e, dentre eles, o que considero dos mais graves: o embotamento espiritual.
Vamos lá. Na infopédia, a palavra embotamento significa: 1. ato ou efeito de embotar; 2. perda do gume (instrumento cortante); 3. perda parcial ou total da sensibilidade de certos órgãos ou da energia de certas funções; 4. insensibilização. No campo da psicologia é chamado de embotamento emocional o fenômeno em que a pessoa sente as emoções apagadas – dificuldade de sentir alegria, tristeza, raiva ou entusiasmo. Num sentido mais físico, o termo embotamento também é usado para dizer quando algo perde sua função principal “a faca que perdeu o fio” “a tesoura que não corta direito”.
Vou chamar de embotamento espiritual o estado de sono profundo ou a apatia que impede a alma de perceber, sentir ou responder à Deus. Parece que de fato já estamos vivendo o tempo da parábola das 10 virgens, cinco eram prudentes e cinco eram loucas, mas observe: todas dormiram. A letargia que tenta tomar os filhos de Deus hoje, é tão forte, que é quase impossível nos manter acordados e vigilantes. O efeito e sensação é a mesma que está registrada em Mateus 11.17:
Nós tocamos flauta, mas vocês não dançaram; entoamos lamentações, mas vocês não prantearam.
Não importa o que aconteça – vivemos todos uma pandemia. Não importa quão bonita e profunda seja uma canção. Quão forte e verdadeira uma pregação. Quão faminta pareça uma criança à sua frente… Nada é capaz de tirar essa alma doente do seu estado de inércia. Ela quer, ela até tenta buscar, mas não consegue. Não tem energia. E quando uma luzinha acende – quem sabe em um culto ou momento de oração – logo se apaga. Nada muda. Nada se altera nessa alma, a não ser a dureza de coração que cada vez é maior.
O que fazer? Parece-me uma boa coisa, para começar ao menos, essa alma reconhecer que isso está acontecendo.
Considere esse artigo uma introdução. Tenho mais três textos aqui no Blog que se relacionam com esse assunto. Gostaria de convidá-lo a ler ou relê-los e, caso tenha gostado e achado interessante não deixe de compartilhar com alguém. Nos encontramos no próximo texto!
Sobre a Igreja Evangélica Brasileira do século 21
Pare de ser superficial (As Disciplinas Espirituais)
2026: tempo de buscar a Deus
Referências
* Citações Bíblicas da Versão NAA
* Imagem Pinterest

Deixe uma resposta