Bem-aventurado é aquele que possui o que quer.
Primeira leitura do ano, Sobre a Vida Feliz de Agostinho de Hipona, publicado pela Vozes de Bolso. A obra tem como introdução uma fala de Agostinho dirigido a Teodoro em que por meio de uma alegoria de três navegantes no meio do mar, divide os homens em três grupos. Se colocando ele mesmo, Agostinho, como um dos navegantes: “Pois, eu ainda não sei perfeitamente para que parte dessa terra, que é seguramente a única bem-aventurada, devo dirigir-me a atracar.”
A partir disso conta a Teodoro sobre um debate que teve com alguns convidados – seus irmãos, mãe e alguns amigos -, no dia do seu aniversário sobre a vida feliz.
A leitura é um deleite, acalentadora para todos aqueles que amam a Deus, pois as conclusões do debate desaguam no único lugar onde poderia estar a felicidade humana. Agostinho demonstra por meio da razão que a verdadeira felicidade está apenas no Conhecimento de Deus.
Não poderia ter escolhido melhor leitura, dalém da própria Bíblia, para iniciar meu ano. Nada é mais importante que buscar esse que é a Fonte de Felicidade, me lembrar disso, meditar nisso me fez muito bem.
Recomendo, apesar da linguagem filosófica, não é uma leitura difícil.
Sobre a Vida Feliz
Agostinho de Hipona
Vozes de Bolso, 2014
54p.
Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.