Demorei muito tempo para assumir a verdade: sou uma pessoa sedentária. E mais tempo ainda para ver isso como um problema, um problema de verdade. Não foi fácil convencer a mim mesma que eu precisava começar a me mexer.
Fazer caminhadas e exercícios até a Pandemia era uma coisa muito distante para mim. Eu nunca tive problema de peso. Nunca me interessei por esportes. Eu fui a criança e a adolescente que lia no recreio/intervalo – entendeu? Talvez eu deva explorar mais isso rs. Acredito que a palavra nerd ou simplesmente quieta, definem a primeira fase da minha vida. Sempre tive notas altas na escola, exceto em Educação Física (e Artes, acredita?), porque eu sempre resistia quando o assunto era ir para a quadra. Gente, se eu contar o que eu já fiz para matar aulas de Educação Física. Mas enfim rs.
O ponto é que quando a Pandemia estava no auge e eu não saía de casa nem para trabalhar nem para ir à igreja nem para lugar nenhum. E importantíssimo dizer, já tinha deixado as redes sociais. Um dia que não lembro qual foi, me convenci. Senti vontade pela primeira vez de acordar mais cedo e sair para caminhar.
É verdade que anos antes, por causa de duas amigas da faculdade eu saí algumas vezes para fazer caminhadas. Mas era por causa delas e não por minha causa. Foi mais pela amizade e não porque eu pensava que aquilo era bom para mim.
Comecei a fazer caminhadas em 2020 e pela primeira vez percebi que eu precisava daquilo, que ficar parada não era opção. Em 2021 comecei a tentar alguns exercícios também.
Essa mudança que estou compartilhando com vocês hoje é uma mudança de mentalidade que mudou o meu comportamento – o processo natural de quase toda grande mudança que fazemos. Ainda tenho dificuldades de manter uma rotina de caminhadas e exercícios regulares. Mas essa questão nunca mais saiu da minha mente e consigo identificar perfeitamente como essas atividades são importantes para mim.
Algo que me ajudou muito foram novamente algumas leituras, cito para vocês duas que recomendo: O incrível poder da motivação (Noélio Duarte) e Florescer (Seligman).

Caminhar cura muitas coisas
E os maiores benefícios da caminhada e exercícios na minha experiência listo abaixo também:
- Melhorou minha disposição
- Diminuiu a ansiedade
- Melhorou a qualidade do meu sono
- Melhorou minha respiração
- Sempre fico mais feliz quando caminho e/ ou faço exercícios.❤
Ressaltando que o contrário é verdadeiro também, hoje tenho consciência disso. Quando deixo o sedentarismo vencer tudo piora. Com vocês também é assim? Você pode achar que eu estou exagerando, mas hoje penso que muitos problemas podem ser resolvidos simplesmente pela atitude de calçar um par de tênis e sair para rua. Experimente sair para caminhar com um problema em mente e veja o que acontece. Inclusive a clareza da mente pode entrar na lista de benefícios percebidos com sucesso.
*Imagens Pinterest
Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.