A Guerra dos Espetáculos de Tony Reinke

“Arriscamo-nos a ser o primeiro povo na história capaz de tornar suas ilusões tão vívidas, tão persuasivas, tão ‘realistas’, ao ponto de podermos viver dentro delas. Somos o povo mais iludido da terra. Contudo, não nos atrevemos a nos desiludir, pois nossas ilusões são o próprio lar em que vivemos; são nossas notícias, nossos heróis, nossas aventuras, nossas formas de arte, nossa própria experiência.” (Daniel Boorstin)

Já sei que vou precisar reler esse livro. Mas não poderia deixar de vir aqui comentar um pouco sobre umas das minhas melhores leituras do ano e das mais importantes dos últimos tempos.

A Guerra dos Espetáculos, publicado no Brasil em 2020, veio de encontro com o meu mui grande desconforto com a era digital em que estamos mergulhados. O autor me deu os conceitos e definições para o que eu só intuía sem conseguir explicar muito bem para as pessoas ou até para mim mesma o que afinal tanto me incomoda nesse emaranhado das mídias sociais, na verdade, da mídia em geral.

Encontrei muitas respostas nesse livro. E novos questionamentos também. É um texto completamente atual em seu diagnóstico e, só um começo para essa discussão: as mídias (sociais, TV, streamings etc) estão nos adoecendo espiritualmente e socialmente, e muitos de nós nem está percebendo. Basta ler alguns reviews no Goodreads para enxergar isso, muitos dos leitores desse livro consideraram o Tony Reinke extremista demais, um profeta do caos… A verdade é que o peixe nunca se sentirá molhado.

É o primeiro livro cristão que leio sobre o assunto. O autor se propôs a fazer uma teologia da cultura visual. A colocar o elefante no meio da sala. A falar o que ninguém quer falar.

A leitura me fez repensar muita coisa. Sempre tive orgulho de ser uma pessoa multitarefa, de dar conta de várias coisas ao mesmo tempo… pois é, esse é só um exemplo do que eu quis dizer com “muita coisa”.

Só não dei 5 estrelas porque achei os capítulos curtinhos demais e talvez por isso mesmo o autor foi um pouco repetitivo. Para quem ficou interessado só digo: leia.

Livro: A Guerra dos Espetáculos: o cristão na era da mídia
Primeira publicação: 2019
Autor: Tony Reinke
Tradução: Vinícius Silva Pimentel
Editora Fiel, 2020
Páginas: 143
Amazon
★★★★


Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.

Deixe um comentário