Lendo Contos: O Alienista de Machado de Assis
Lendo Contos: O Alienista de Machado de Assis

Lendo Contos: O Alienista de Machado de Assis

Não se sabia já quem estava são, nem quem estava doido. (p. 26)

Quem são os loucos?

O Alienista foi publicado em 1882, em “Papéis Avulsos”. Como a melhor sinopse temos essas duas perguntas para pensar: “Quem são os loucos?” “O que fazer com eles?” A inquietação que essas dúvidas provocam é o que leva nosso protagonista, o médico Simão Bacamarte, a causar uma enorme confusão na pacata e acomodada Vila Itaguaí.

É uma obra-prima sem dúvida. A capacidade e genialidade do Machado de Assis é de deixar qualquer brasileiro orgulhoso da nossa literatura. E o tema escolhido, que segundo José Carlos Garbuglio, foi uma preocupação constante do Machado, falo da loucura, é um tema para mim dos mais interessantes na literatura.

Sobre a edição que li, estou deixando algumas fotos abaixo e vale a pena comentar um pouco também. É uma edição antiga, data de 2002, da Editora Ática, no selo “Série Bom Livro”. Desgastada pelo tempo, veio parar em minhas mãos através da bondade de um leitor do Blog. Foi um baita presente, pois agora que li reconheço o valor da mesma. Além do conto, na edição tem uma resenha muito boa da obra escrita pelo José Carlos Garbuglio da USP; um texto de apresentação do Carlos Faraco, do qual já li um conto também chamado “Idolatria”; um resumo bibliográfico e um caderno de perguntas para melhor interpretação da obra – muita nostalgia do tempo de escola. Além de ter gostado muito do conto em si, ler nessa edição foi um bônus.

Conto: O Alienista, 1882
Autor: Machado de Assis (1839-1908)
Edição lida: Editora Ática, Série Bom Livro, 2002
Páginas: 80
★★★★★

Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading