“… o problema com os seres humanos é que contentamo-nos com muito pouco. Não buscamos o prazer com sequer o vigor e a paixão que deveríamos. E então contentamo-nos com bolinhas de areia ao invés de delícias infinitas.” (p. 30)
Como eu amo ler John Piper! Como já fui abençoada por seus livros!
Plena Satisfação em Deus – Deus Glorificado e a Alma Satisfeita, foi publicado em 2001. A obra se trata de um resumo de uma obra maior do Piper: Em busca de Deus – A Plenitude da Alegria Cristã. Sendo a premissa dessas obras o conceito da famosa frase: “Deus é mais glorificado em nós quando somos mais satisfeitos n´Ele.”
Nessa obra menor ele traz uma breve exposição do seu entendimento radical sobre o que ele chama de “hedonismo cristão” – expressão traduzida pela Editora Fiel como “prazer cristão”. Segundo Piper o grande problema da humanidade é que ela se contenta com muito pouco prazer, isso é, busca alegria em coisas fugazes e efêmeras. Em confronto, ele argumenta com os leitores que a maior motivação da vida do cristão deve ser buscar a Deus e gozá-lo para sempre.
É essa a ideia que ele trabalha em todos os capítulos, sendo os quatro últimos aplicações práticas do que seja esse dever do cristão de buscar prazer em Deus. São os títulos:
O que isso significa na adoração?
O que isso significa no casamento?
O que isso significa nas finanças?
O que isso significa nas missões?
Algo inesquecível para mim no livro é quando no segundo capítulo Piper citando o Catecismo de Westiminster, sugere uma pequena alteração na redação da resposta à primeira pergunta:
- Qual é o fim supremo e principal do homem?
Resposta do Piper: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus ao gozá-lo para sempre.
Como ele explica, “você pode dar uma reviravolta em seu mundo se mudar uma palavra do seu credo – por exemplo mudar e por ao”. Verdade! Daqui para frente adotarei essa resposta atualizada com certeza (rss).
Outro ponto que marcou bastante foi o capítulo sobre dinheiro. Não me lembro de ter ouvido ou lido antes algo tão radical sobre o assunto: “Quando a Bíblia condena o desejo de enriquecer” (p.82) – “…ninguém que busca o prazer cristão quer ficar rico.” (p.85). O que claro, citando assim pode parecer vago. Mas adianto que Piper fundamenta bem essa ideia. Isso a partir de 1º Timóteo 6:5-10. Quebrando em pedacinhos o coração, creio, de qualquer leitor, pois convenhamos, todos somos ao menos um pouco avarentos, consumistas… o que quiser chamar.
Sem me prolongar mais. Plena Satisfação em Deus é um livrinho maravilhoso! Entrou para minha lista de favoritos. Recomendo demais.
Livro: PLENA SATISFAÇÃO EM DEUS: Deus glorificado e a alma satisfeita
Autor: John Piper (1946- )
Publicado originalmente em 2001
São Paulo: Editora Fiel, 2019
Páginas: 108
Compre: Editora Fiel, Estante Virtual
★★★★★❤
Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.