“Hoje revendo minhas atitudes quando vim embora, reconheço que mudei bastante.”
Osman da Costa Lins (1924-1978) nasceu em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Escritor brasileiro, conhecido por mesclar a ficção com a sua própria biografia.
A partida, conto que está na antologia dos “Cem Melhores Contos Brasileiros do Século” da Editora Objetiva, publicada em 2000, é sobre a rememoração de um homem do dia em que foi embora da casa de sua avó. Um conto breve e simples, nem os nomes dos personagens são citados, mas é justamente isso, a simplicidade de tudo, que toca o leitor.
É daquelas narrativas que despertam a vontade de releitura para o apego dos detalhes, até mesmo porque é uma narrativa sobre detalhes, os detalhes da convivência do lar, mas não só isso, é também sobre saudade, juventude, imaturidade e afeto.
CONTO: A partida Autor: Osman Lins Edição lida: Os cem melhores contos brasileiros do século Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 ★★★★★
Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Que saudade das nossas leituras compartilhadas!! Esse conto é mesmo muito bom! Retrata a imaturidade da juventude… quw não sabe lidar, com leveza, coma imaturidade dos mais velhos!! Um dia ele sentiria falta dos mimos dela!!
Saudades também ❤️
Que saudade das nossas leituras compartilhadas!!
Esse conto é mesmo muito bom! Retrata a imaturidade da juventude… que não sabe lidar, com leveza, com a imaturidade dos mais velhos!! Um dia ele sentiria falta dos mimos dela…
❤️