“Se Deus responde à sua oração por cura com um “ainda não”, esteja certo de que a aflição não é um desperdício. Ele está realizando um tipo de cura que durará por toda a eternidade.”

Esse é um exemplo de livro, livrinho na verdade, que me interessei pelo título. John Piper é um autor que gosto muito, mas o que me chamou atenção total foi o título.
Essa é uma obra escrita especialmente para pessoas enfermas e hospitalizadas. A linguagem é incrivelmente doce e sincera. O conteúdo acredito, relevante o bastante para realmente fazer diferença na vida de pessoas nessa situação. E quando digo pessoas nessa situação, são cristãs ou não cristãs. As palavras dessa pequena obra, mesmo escritas por um pastor, são direcionadas a todos sem nenhuma distinção.
O livro conta com um prefácio escrito por uma mulher que ficou tetraplégica aos 18 anos por conta de um acidente e lutou com um câncer e dor crônica. Seu nome é Joni Eareckson Tada: “Não importava o que acontecesse, decidi que aquele hospital seria uma academia de ginástica para a minha alma, um campo de batalha para minha fé e um campo missionário para Deus.”
Na primeira parte, Piper comenta brevemente sobre o que acredita sobre: a vida e a morte, o bem e o mal, e Deus. Ele comenta as dez crenças que levou para o hospital quando ele mesmo passou por esse sofrimento – John Piper conta sobre seu diagnóstico de câncer na próstata e um coágulo no pulmão. A primeira crença é a confiança que a Bíblia é a Palavra de Deus, um trecho que achei maravilhoso.
Na segunda parte, ele conta então, as dez lições que aprendeu durante seus dias no leito de um hospital. Cito alguns trechos:
“Deus ainda cura. Às vezes ele cura milagrosamente. Às vezes, cura através da medicina. Deus não promete curar toda enfermidade nesta geração. Quando a Bíblia diz: ‘… pelas suas feridas fostes sarados’ (1Pe 2.24), não especifica quando.”
“Médicos, enfermeiras e membros da família fazem planos para você. Mas só um plano é seguro. Aquele que dá um significado inabalável e eterno para sua vida. ‘Há muitos planos no coração do homem, mas o propósito do SENHOR prevalecerá.’ (Pv. 19.21)”
“Devemos pedir a ele, sem hesitação, por cura e alívio da dor. Devemos confiar no tempo de sua resposta. Mas principalmente devemos entender com alegria que, além de toda dúvida, ele curou a enfermidade mais profunda de todos aqueles que nele confiam: a doença condenatória do pecado.”
Ao final, como é de costume do autor, ele compartilha uma linda oração com o leitor. Simplesmente amei esse livro. Lições de um leito de hospital é uma pequena pérola que vou guardar para a vida.
+INFO Livro: Lições de um leito de hospital | Autor: John Piper | São Paulo: Editora Vida Nova, 2017 | Páginas: 80 | Amazon, Estante Virtual
Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Sei que a Kelly tem uma relação de compreensão do sofrimento que eu nunca amadureci, em parte devido à minha hipocondria, mas não só. Um livro com o tipo de reflexão que me assusta ler.
Olá Carlos! O problema do sofrimento humano me fascina. Gosto de meditar sobre isso, por isso estou sempre lendo livros nessa linha. Sempre diante de Deus para que ele me ajude.
Oi Kelly,
Também gosto muito do John Piper, mesmo tendo lido pouca coisa dele. Acho que ele fala da vida com uma paz e compreensão admiráveis. Esse parece seguir a linha de um que li há uns dois ou três meses chamado O Coronavírus e Cristo, a editora fiel estava disponibilizando o e-book.
Fiquei curioso sobre esse “Medium” o que seria??
Abraço!!
Oi Rudi! Desculpe a demora para responder. Ando meio lenta com o blog.
“Acho que ele fala da vida com uma paz e compreensão admiráveis” – você disse tudo!
Esse do Coronavírus vou ler.
O Medium é uma plataforma de blog também. Muito interessante, de vez enquanto público por lá. Dá uma espiada: https://medium.com/@kellyoliveiraba