Autores que eu quero ler em 2020

Hoje pela primeira vez eu fiz uma TBR[1], escolhi uns 35 livros que estão na minha estante tomando poeira há algum tempo para ler em 2020, uma espécie de meta. Como disse no twitter esses dias, estou numa fase de ler só livros físicos, o que não é ruim já que tenho muitos livros físicos em casa para ler – e não paro de comprar e ebooks também.

Bom, como seria totalmente inviável citar a lista toda aqui, segue abaixo alguns autores[2] dos quais eu coloquei as obras na lista. Estes são os que eu realmente não gostaria de deixar passar sem ler em 2020:

JOHN PIPER

Pastor e autor batista reformado americano. Fundador do desiringGod.org.

Eu já li algumas obras do Piper e gostei muito da maneira como ele escreve, é bem pastoral.


C.S.LEWIS

Foi um professor universitário de Oxford, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e apologista cristão irlandês.

Lewis é um dos poucos autores que eu desejo ler a obra completa. Dele já li “Cartas de um diabo ao seu aprendiz” e “Anatomia de uma dor”. Comecei a ler “Cristianismo Puro e Simples” esse ano, mas acabei abandonando por não poder dar a devida atenção… Em 2020 quero voltar ao autor.


JOHN STOTT

Foi um pastor e teólogo anglicano britânico, conhecido como um dos grandes nomes mundiais evangélicos.

Apesar da enxurrada de indicações das obras do autor que já recebi, nunca li nada de John Stott. Tenho na estante “A missão cristã no mundo moderno”, e é por onde eu pretendo começar.


LIMA BARRETO

Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido como Lima Barreto foi um jornalista e escritor brasileiro, que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX.

Apesar de todos os anos acabar lendo mais literatura estrangeira, considero importantíssimo ler a literatura nacional. E falando da literatura nacional eu prefiro ler os autores antigos. Machado de Assis e Lima Barreto são dois que gosto muito. Tenho vários títulos do Lima, e não descarto fazer uma releitura de alguma obra dele.


Liev Nikoláievich Tolstói

Autor russo.

Tive contato com Tolstói pela primeira vez esse ano de 2019. Li “A morte de Ivan Ilitch”, e olha, é uma das obras mais extraordinárias que já li na vida. Coloquei na lista “Ana Karenina”, um dos 4 livros da TBR que não tenho na estante ainda.


Fiódor Dostoiévski

Autor russo.

Do autor eu já li “Crime e Castigo” e uma novela chamada “A dócil”. Acho o Dostoiévski um autor difícil e prolixo, mas que realmente vale a pena o esforço. Em 2020 quero ler “Gente Pobre”.


E você, já tem em mente alguma leitura para 2020? Me conta.


[1] TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português é a nossa famosa lista de livros para ler.
[2] As informações sobre os autores foram retiradas do Wikipédia
*Crédito imagem: Pinterest


Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS

Assine para receber os posts mais recentes enviados para o seu e-mail.

11 comentários sobre “Autores que eu quero ler em 2020

  1. Então, vamos para a segunda tentativa de comentário…
    Nunca li Lima Barreto, John Stott nem Dostoievski, mas são todos autores que tenho muita vontade de conhecer.
    Também quero ler toda a obra do C. S. Lewis, do Tolstói só li contos e o Uma Confissão, esse ano li um conto dele chamado Sebastopol no mês de dezembro que achei simplesmente fenomenal.
    Para 2020, além dos livros que coloquei no meu “12 para 2020” quero ler também a biografia do Da Vinci e terminar Os Miseráveis

    Curtido por 1 pessoa

    1. Vou procurar esse conto do Tostói. Quero ver se consigo comprar Uma confissão para ler também.

      Vi sua lista… só livro da tag, é só pra elite kkkkkk

      (Aqui, comprei um ebook do Cony na última semana do ano. Sem promessas mas minha intenção é ler logo)

      Curtir

  2. Amei sua lista de autores! Me fez lembrar que ainda tenho muito para ler haha De todos esses, acho que só vou conseguir ler Dostoiévski no ano que vem, porque adicionei outros autores na minha lista de leituras para 2020 (Machado de Assis, Sófocles, Kafka etc.). Mas vou ficar de olho nas suas resenhas para ver o que é bom 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olha… o marcadores de página chegaram na hora certa, hein?! Serão muito úteis neste ano de leituras físicas!
    Eu praticamente só li livros físicos.. aliás… as leituras estavam “devagar quase parando”, mas em 2020 me animei de novo! 🙂

    Comecei “A Cruz de Cristo” do Stott, mas parei porque estava lendo muitos livros ao mesmo. Agora voltei devagarinho e logo ele será a prioridade da “rodada”.

    Ainda quero ler Tolstoi de novo também!

    E o John Piper? Ainda não li, mas tenho curiosidade…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Dafne!

      Os marcadores chegaram em ótima hora! Quero ultilizá-los em leituras que sejam muito importantes para mim e assim guardar toda a memória afetiva que a leitura somada aos marcadores mais perfeitos feitos pelas mãos de uma pessoa muito especial vão produzir^^

      Conhecer a escrita do Story é uma meta pra mim esse ano.

      Foi incrível conhecer Tolstói

      Recomendo muito o John Piper. Conhece o livro de “5 pontos”? Foi o primeiro que li dele.

      Bj

      Curtir

Deixe um comentário