“Está claro para mim que eu estou morrendo e que é só uma questão de semanas, de dias… pode acontecer nesse exato momento. Havia luz e agora há escuridão. Eu estava aqui e agora estou indo embora. Mas para onde?”
Meu primeiro Tolstói
A morte de Ivan Ilitch foi publicado há mais de 130 anos e continua esmagadoramente atual. Que livro! Que obra!
Numa narrativa fluída, fácil (não sei porque pensei que ler Tolstói seria difícil) e impecável, somos totalmente fisgados nos primeiros parágrafos, o que se estende até o final.
Como diz o título, o livro é sobre a morte de um homem, isso é, o que ocorreu quando ele morreu, qual foi a reação dos amigos, família etc., com a notícia. Como foram aqueles últimos dias de agonia, e bem antes, como fora a infância, juventude e maturidade de Ivan. Como fora sua vida em família, no Tribunal, já que era um juiz importante.
Os pontos altos para mim, foram as descrições sobre quanta dor o personagem sentia e as suas divagações e oscilações de humor; e quando não consegue mais mentir para si e encara o fato de que está morrendo, começando timidamente a fazer uma contabilidade de sua vida.
É uma obra que toca o leitor, não tem como não se identificar com Ivan, compadecer-se dele, tremer em pensar que a nossa hora também chegará.
Além disso, o livro é uma grande crítica à sociedade e não posso dizer que seja “da época”, pois se aplica direitinho, tenho certeza, há muitos contextos de sociedade de muitas épocas, inclusive atualmente. Quer saber, a grande crítica construída nesse livro é a nós seres humanos que vivemos para agradar a nós mesmos e aparentar ser bons diante dos outros, vivemos tal como se nunca fossemos morrer.
É um livro para pensar na morte, mas certamente e principalmente na vida. É uma obra que descreve perfeitamente também, como é a vida do homem que diz em seu coração: “Não há Deus!” (Salmos 14:1).
Ps. Essa obra foi citada no livro de memórias do médico Paul Brand “A Dádiva da Dor”.
A Morte de Ivan Ilitch (1886)
Autor: Liev Tolstói (1828-1910)
Tradução: Vera Karam
Editora: LP&M, 2017
Páginas: 112
Compre: aqui
★★★★★❤

Deixe uma resposta