Na igreja onde eu congrego, iniciamos o ano da EBD (Escola Bíblica Dominical) estudando sobre o pecado da inveja. Estamos utilizando como base o livro do pastor Bob Sorge “Inveja: o inimigo interior”.
Durante as primeiras aulas, um irmão levantou a questão que trago no título do post: Qual a diferença entre inveja e cobiça? Isso porque quando lemos e pensamos sobre o décimo mandamento, sua aplicação parece muito ligada ao que entendemos do que seja o pecado da inveja.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo (Êxodo 20:17)
Mas olhando para uma passagem da Escritura onde a inveja aparece em ação, começamos a compreender que há uma diferença. Vejamos:
E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o Senhor o abençoava. E engradeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. […] Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós. (Gênesis 26: 12-14; 16)
Mas antes, os significados das palavras:
INVEJA
No hebraico (qin´ah) significa, originalmente, uma queimadura no rosto, e então a cor produzida no rosto por uma profunda emoção, ou seja, ardor, zelo, inveja.
No latim (invídia) significa “espiar de perto para”; “olhar com intenção maliciosa”
No Grego (zelos) é usualmente trazido no bom sentido como zelo, entretanto é usado no mau sentido, como inveja.
A intenção do verbo é expressar a forte emoção com que o sujeito deseja algum aspecto do objeto ou sua posse. Quando a pessoa tem zelo (interesse, atenção…) pela propriedade ou posição dos outros, esperando poder obtê-las.
Uma malevolência (hostilidade, birra, aversão…) com respeito às vantagens que outros possam desfrutar.
Existem versões bíblicas que substituem inveja por ciúmes, porém essas palavras não são sinônimas . O ciúme nos faz temer perder aquilo que possuímos, enquanto a inveja provoca tristeza pelo fato dos outros possuírem aquilo que não temos.
COBIÇA
É o pecado do desejo ilícito!
Na Bíblia podemos encontrar várias palavras no texto original que nos ajudam a compreender o termo:
No hebraico:
Hamad é a palavra que se remete ao desejo pela possessão alheia (Dt 5.21)
Betsa´ o desejo pelo lucro desonesto (Pv 28.16)
´Avah o desejo egoísta (Pv 21.26)
O verbo pode significar “desejar intensamente”, “sentir prazer em”, “desejar apaixonadamente”. A cobiça aparece também na Bíblia na forma de avareza, amor ao dinheiro, concupiscência; é o desejo irrefreado e ilícito por aquilo que pertence de modo legítimo ao nosso próximo. Entretanto isso vai além dos aspectos externos de nossas condutas e chega até as atividades ocultas da mente, do coração e da vontade, e revela os motivos e as intenções do coração.
A palavra grega traduzida por cobiça, descreve a sede de possuir mais, cada vez mais, sempre mais! Que o leva a ganância que é o anseio descontrolado de possuir sempre mais.
Retornando, na cobiça a pessoa deseja intensamente aquilo que pertence ao próximo; enquanto na inveja, a satisfação se dá pela obtenção em detrimento do próximo, ou seja, a pessoa quer que a outra não tenha o que ela tem. Não basta ter algo igual ou semelhante.
É o que vemos exatamente na passagem citada acima de Gênesis 26. Isaque prosperou sobremaneira em Gerar, e aqueles homens na sua inveja tentaram pelo menos de duas formas o privar daquela prosperidade:
1. Abimeleque mandou ele sair da terra;
2. Os pastores de Gerar não satisfeitos, contenderam com os pastores de Isaque pelos poços que eles cavaram, chegando a entulhá-los várias vezes.
Concluindo:
“Na cobiça a pessoa deseja intensamente aquilo que pertence ao próximo; enquanto na inveja, a satisfação se dá pela obtenção em detrimento do próximo, ou seja, a pessoa quer que a outra não tenha o que ela tem. Não basta ter algo igual ou semelhante.”
Referências
– Texto adaptado de Jefferson Tavares: EBD – Qual a diferença entre inveja e cobiça? Publicado em https://jovensjdl.wordpress.com/2013/02/27/ebd-qual-a-diferenca-entre-inveja-e-cobica/
– Novo Dicionário da Bíblia /J.D Douglas – 3 edição -São Paulo ;Vida Nova,2006.
– A Palavra de Deus e o pecado/L.R.Shelton.Jr-Editora Aleluia,2002.
– Bíblia de Estudo Palavra Chave Hebraico e Grego-2 Ed, Rio de Janeiro,Cpad,2011.
– Versão Bíblica utilizada: Almeida Atualizada e Corrigida.
Descubra mais sobre CAFÉ FÉ E LIVROS
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Parabéns pela explanação! Com toda a certeza tirou a dúvida de muitos 👏
Obrigada Ana! A explicação foi tão impactante para mim que tive que compartilhar com mais gente haha
Tudo o que for um divisor de águas para ti, por favor partilha!
Hahaha você é ótima Ana!
Não podemos fechar os olhos para estes problemas entre nós. Muito bom texto.
É verdade, tanto a cobiça como a inveja são destruidoras. Falar sobre esse assunto através das Escrituras com pequenos ou grandes grupos é uma boa estratégia. Precisamos ser mais vulneráveis uns com os outros, estamos todos no mesmo barco da Fé.
Obrigada Ricardo!
Suber importante aprender com vc missionária kelly Oliveira agradeço vc pela explicação
Amém Edvania! 🙂
Acho que eu nunca tinha pensado sobre a diferença dos dois termos….
Oi Dafne! Para mim foi revelador aprender sobre essa diferença.
Abs.!